Frederico Machado

O Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores está de luto. O Professor Doutor Frederico Machado, primeiro Director do DOP, faleceu no dia 15 de Novembro do ano 2000. O Professor tinha 83 anos de idade e faleceu vítima de doença súbita.

Realizou o seu Doutoramento em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico. O seu valor científico é reconhecido a nível nacional e internacional tendo publicado inúmeros artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Foi Senior Researcher na Universidade de Oxford de 1966 a 1968.

 

O Professor Frederico Machado foi Director das Obras Públicas da Ilha do Faial, depois trabalhou em Lisboa na Junta de Investigação do Ultramar e em simultâneo regia diversas cadeiras na Faculdade de Ciências. Regressou ao Faial e foi co-fundador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. Foi Director do DOP/UAç durante seis anos, desde a sua fundação em 1976 até 1981.

Depois de ter saído do Faial, e após uma breve passagem por São Miguel, leccionou na Universidade de Aveiro diversas cadeiras relacionadas com Matemática, Física, Geologia e Geografia. Nos últimos anos da sua actividade profissional desenvolveu investigação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Até ser hospitalizado, continuava a deslocar-se à Faculdade três vezes por semana.

Açoreano Oriental | Jornal da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta